1769

Prefeitura Municipal de Maracás

Pular para o conteúdo

Diga NÃO à Violência contra a Mulher

25/11/2021 às 16h43

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


A violência contra as mulheres se manifesta de diversas formas e constitui-se em uma das principais formas de violação dos seus direitos humanos, atingindo-as em seus direitos à vida, à saúde e à integridade física. 

Grande parte das violências cometidas contra as mulheres é praticada no âmbito privado, dentro do lar, sendo esta praticada por pessoas próximas à sua convivência, como maridos/esposas ou companheiros/as, sendo também praticada de diversas maneiras, desde agressões físicas até psicológicas e verbais. 

Onde deveria existir uma relação de afeto e respeito, existe uma relação de violência, que muitas vezes é invisibilizada por estar atrelada a papéis que são culturalmente atribuídos para homens e mulheres. Tal situação, torna difícil a denúncia e o relato, pois torna a mulher agredida ainda mais vulnerável à violência.

Um dos instrumentos mais importantes para o enfrentamento da violência doméstica e familiar contra as mulheres é a Lei Maria da Penha – Lei nº 11.340/2006. Esta lei, além de definir e tipificar as formas de violência contra as mulheres (FÍSICA, PSICOLÓGICA, SEXUAL, PATRIMONIAL e MORAL), também prevê a criação de serviços especializados, como os que integram a Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, compostos por instituições de segurança pública, justiça, saúde e da assistência social.

Diga NÃO a todo e qualquer tipo de violência contra a mulher!

Não se cale, denuncie!