Restauração do Patrimônio Histórico

A restauração do Índio resgata o valor do Patrimônio Histórico de Maracás A Prefeitura de Maracás realizou através da Secretaria de Infraestrutura, a contratação de um artista local, Dell Pires, que fez um trabalho minucioso para recuperar o que o tempo desgastou e a ação do homem depredou, o monumento do Índio na Praça Rui Barbosa em Maracás. A restauração cuidadosa realizada por Dell, conseguiu trazer de volta a aparência original. Os frequentadores do local já reparam no resultado da reforma, que resgata a beleza e o valor histórico desse patrimônio e símbolo do município. O artista utilizou várias técnicas para fazer a restauração do monumento, era grave o estado em que se encontrava a famosa estátua, as rachaduras e a infiltração comprometia toda a estrutura e estabilidade do monumento. As partes laterais e a frontal estavam comprometidas. principalmente na parte periférica do Maracá (Instrumento Musical Indígena) que havia perdido uma parte significativa. Restaurar esse monumento não é apenas olhar para o passado, mas também atentar para o presente e a importância de preservar e valorizar o patrimônio histórico e artístico do município de Maracás. É necessário que a comunidade maracaense continue cuidando e alertando as autoridades locais sobre qualquer risco ao Patrimônio de Maracás. Assim, pode-se preservar a história e os valores do povo.