1769

Prefeitura Municipal de Maracás

Pular para o conteúdo

Programa Despertar

Detalhe do Programa

Responsável

Secretaria Municipal de Educação

Descrição

O Programa Despertar com base nos PCNs e na Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA, Lei 9.795/99) tem como objetivo de contribuir para a mudança de hábitos, comportamentos e atitudes com relação às questões ambientais, saúde, ética e cidadania. O Senar-BA, motivado pelas discussões ambientais da década — (Rio-92, PRONEA [1994], a LDB — Lei 9.394/96, PCNs [1997], Lei nº 9.795/99, ProNEA e PNEA (BRASIL, 1999)) -, implanta, em 2005, o Programa Despertar. No primeiro ano de implantação foi feito um piloto em apenas 5 municípios da Bahia: Camacan, Ipiaú, Itagibá, Itapetinga e Miguel Calmon. O Programa Despertar é realizado através da parceria entre o Senar/BA, Sindicatos dos Produtores Rurais e Prefeituras Municipais. O Programa desenvolve um trabalho educacional transformador, à luz dos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais), com o foco no tema transversal Meio Ambiente e o envolvimento da comunidade rural com práticas de colaboração e participação das famílias, para levar informação aos pais, através das crianças, e assim criar uma ampla rede de difusão de conhecimentos relativos à Educação Ambiental.

Metas

Promover educação voltada para a responsabilidade social, que alavanque mudança de valores, aliada a uma postura cidadã e socioambiental.

Indicadores

A Promoção Social é um conjunto de atividades com enfoque educativo, que possibilita ao trabalhador, ao produtor rural e às suas famílias a aquisição de conhecimentos, o desenvolvimento de habilidades pessoais e sociais e mudanças de atitudes, favorecendo, assim, uma melhor qualidade de vida e participação na comunidade rural. A Promoção Social tem como princípios: 1. A Promoção Social tem um caráter educativo. 2. As atividades de Promoção Social deverão ser de caráter preventivo. 3. A Promoção Social é um processo democrático. 4. A Promoção Social considera o mundo em permanente processo de mudança. 5. A Promoção Social vincula-se à melhoria da qualidade de vida. 6. A Promoção Social resulta em ganhos para o trabalhador, produtor rural e suas famílias. 7. A Promoção Social contempla conteúdos relativos à saúde, segurança no trabalho e à preservação e à preservação e conservação do meio ambiente. As áreas de atuação da Promoção Social são: ? Alimentação e Nutrição ? Apoio às Comunidades Rurais ? Artesanato ? Cultura ? Educação ? Esporte e Lazer ? Saúde

Resultados

Os municípios atendidos pelo Programa Despertar recebem uma formação para que possam elaborar e executar um Plano de Ação municipal organizado em 6 eixos: 1. Gestão Democrática e Políticas Públicas 2. Currículo 3. Infraestrutura / Espaço Físico Sustentável 4. Produção Sustentável 5. Ações Ecológicas/Convívio com a natureza/ Educação Ambiental e Saúde 6. Comunicação/Visibilidade da Educação Ambiental/ Parcerias As ações previstas nos Planos de Ação dos municípios deverão ser executadas em todas as escolas atendidas. O acompanhamento da execução das ações é realizado pelo SENAR/BA através da realização de Reuniões Regionais de Núcleo e consultorias, quando necessário.

Informação Adicional

O Programa de Desenvolvimento Regional tem como objetivo atuar de forma representativa e estratégica, com enfoque na Região Sisaleira, para desenvolvimento da agropecuária dos municípios de Conceição do Coité, Riachão do Jacuípe e Valente, através da educação profissional, promoção social, adoção de ações sustentáveis e assistência técnica das propriedades rurais, contribuindo assim para incrementos socioeconômicos e para a melhoria da qualidade de vida na população. O Programa Despertar incentiva a realização de um concurso municipal que premia professores e alunos. O concurso oferece a oportunidade de os estudantes expressarem os conhecimentos construídos durante o desenvolvimento do projeto. Por meio desse evento, será possível perceber mudanças comportamentais alcançadas a partir da reflexão sobre os temas transversais trabalhados. O Senar/BA realiza ainda o Concurso Regional nas categorias Agente Despertar, Portfólio do Coordenador Municipal e experiência Pedagógica do Professor, valorizando as melhores práticas e trabalhos desenvolvidos pelos municípios atendidos. Em 2017 foram distribuídos 90 prêmios nas categorias Portfólio do Coordenador, Experiência Pedagógica do Professor e Agente Despertar. Em 2018 foram distribuídos 35 prêmios nas categorias Portfólio do Coordenador, Experiência Pedagógica do Professor e Agente Despertar, Redação e Desenho.