1769

Maracás

Pular para o conteúdo
Prefeitura Municipal de
Maracás


Programas, Projetos, Ações e Obras


Nesta seção o cidadão encontra à implementação, acompanhamento e resultados dos programas, projetos, ações e obras dos órgãos e entidades públicas, bem como metas e indicadores propostos

Utilize o(s) campo(s) abaixo para pesquisar

Foram encontrados 8 resultados para a pesquisa.

Referencial Curricular de Maracás - RCM

Número: 6

Responsável: Undime Bahia

Descrição: Em parceria com a Undime Bahia, aconteceu a formação e elaboração do Referencial Curricular de Maracás-RCM. Formação para professores de toda rede (municipal, estadual e privada) de todos os segmentos e etapas, com a Santana Soluções, em parceria com a Largo Resources.

Metas: Formação de Professores de toda rede (municipal, estadual e privada).

Indicadores: Atingir todos os segmentos e etapas.

Resultados: Formação e Elaboração do Referencial Curricular de Maracás-RCM.

Referencial Curricular de Maracás - RCM - II Etapa

Número: 7

Responsável: Undime Bahia

Descrição: II Etapa de formação para professores de toda rede (municipal, estadual e privada) de todos os segmentos e etapas, com a Santana Soluções, em parceria com a Largo Resources.

Metas: Todos os segmentos e etapas.

Indicadores: Formação e elaboração do Referencial Curricular de Maracás-RCM.

Resultados: II Etapa de Formação.

Programa Federal Tempo de Aprender

Número: 8

Responsável: SEC Estadual

Descrição: O Programa Federal Tempo de Aprender funciona para os anos iniciais do Ensino Fundamental e Formação do DCRB,em parceria com a SEC Estadual.

Metas: Atingir maior resultado/aprendizado para os alunos dos anos iniciais (Ensino Fundamental).

Indicadores: Ensino Fundamental e Formação DCRB.

Resultados: Maior índice de aprendizado.

Programa Mais Educação

Número: 3

Responsável: Secretaria Municipal de Educação

Descrição: O conhecimento é o grande capital da humanidade. Nesse contexto, o educador é um mediador do conhecimento, diante do educando que é o sujeito da sua própria formação. Ele precisa construir conhecimento a partir do que faz e, para isso, também precisa ser curioso, buscar sentido para o que faz e apontar novos sentidos para o que fazer dos seus educandos. O programa Mais educação neste contexto abre espaços, tempos e oportunidades educativas através de oficinas especificas, dando ao educando oportunidade do mesmo ter acesso a uma Educação Integral de qualidade e de forma mais ampla, vivenciando o conhecimento na teoria e trazendo a prática dentro da própria realidade escolar.

Metas: O Programa Mais Educação visa fomentar, por meio de sensibilização, incentivo e apoio, projetos ou ações de articulação de politicas sociais e implementação de ações socioeducativas oferecidas gratuitamente a crianças, adolescentes e jovens e que considerem as seguintes orientações: ? Oportunizar aos educandos uma educação integral de qualidade, com a perspectiva de ampliar tempos e espaços a uma prática associada ao processo de escolarização e de aprendizagem conectada à vida, à saúde, à liberdade, ao respeito, à dignidade a convivência familiar e comunitária, despertando assim um melhor aprendizado as crianças, adolescentes e jovens; ? Promover Educação integral traduzindo a compreensão do direito de aprender como inerente ao direito a vida, a saúde, a liberdade, ao respeito, a dignidade e a convivência familiar e comunitária, e como condição para o próprio desenvolvimento de uma sociedade republicana Estimular a curiosidade e o prazer em aprender, dando novos significados as atividades propostas; ? Estimular a cooperação entre União, Estados, Distrito Federal e Municípios; ? Contribuir para a formação e o protagonismo de crianças, adolescentes e jovens; ? Diminuir as desigualdades educacionais e sociais por meio da jornada escolar.

Indicadores: A proposta do Programa Mais Educação está baseada na Portaria Interministerial n° 17/2007, no qual destaca a formação e integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), como uma estratégia do Governo Federal para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular, na perspectiva da Educação Integral do individuo. A partir dessa percepção o programa atenderá alunos do 1°, 2° e 3° ciclos, com oficinas em turno x contra turno, assim as atividades realizadas durante os turnos serão ministradas por professores comunitários e por um coordenador juntamente com a comunidade, seus agentes e saberes. A participação da comunidade na escola está prevista na Constituição Federal de 1988.

Resultados: Dessa forma o projeto apresenta-se como um espaço onde a educação busque superar o processo de escolarização de forma diferenciada propondo novas estratégias, conhecimento prático e métodos para trabalhar os conteúdos, e tentar construir uma educação onde a aprendizagem seja significativa, para a vida do cidadão.

Informações Adicionais: “Aprender a conhecer é mais do que aprender a aprender. Aprender mais linguagem e metodologias do que conteúdos, pois estes envelhecem rapidamente. Não basta aprender a conhecer. E preciso aprender a pensar, a pensar na realidade e não apenas“ pensar pensamentos”, pensar o já feito, reproduzir o pensamento. Aprender a fazer é indissociável ao aprender a conhecer. A substituição de certas atividades humanas por máquinas acentuou o caráter cognitivo do fazer. O fazer deixou de ser puramente instrumental. Aprender a viver juntos, ou melhor, com os outros. Oferta-nos a chance de compreender o outro, desenvolver a percepção da interdependência, da não violência, administrar conflitos. Descobrir os projetos de cooperação. Essa é a tendência. Aprender a ser baseada no desenvolvimento integral da pessoa: inteligência, sensibilidade, sentido ético e estético, responsabilidade pessoal, espiritualidade, pensamento autônomo e critico imaginação, criatividade e iniciativa. Para isso não se deve negligenciar nenhuma das potencialidades de cada individuo. Aprendizagem não pode ser apenas lógico-matemática e linguística. Precisa ser integral”.

Programa Despertar

Número: 1

Responsável: Secretaria Municipal de Educação

Descrição: O Programa Despertar com base nos PCNs e na Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA, Lei 9.795/99) tem como objetivo de contribuir para a mudança de hábitos, comportamentos e atitudes com relação às questões ambientais, saúde, ética e cidadania. O Senar-BA, motivado pelas discussões ambientais da década — (Rio-92, PRONEA [1994], a LDB — Lei 9.394/96, PCNs [1997], Lei nº 9.795/99, ProNEA e PNEA (BRASIL, 1999)) -, implanta, em 2005, o Programa Despertar. No primeiro ano de implantação foi feito um piloto em apenas 5 municípios da Bahia: Camacan, Ipiaú, Itagibá, Itapetinga e Miguel Calmon. O Programa Despertar é realizado através da parceria entre o Senar/BA, Sindicatos dos Produtores Rurais e Prefeituras Municipais. O Programa desenvolve um trabalho educacional transformador, à luz dos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais), com o foco no tema transversal Meio Ambiente e o envolvimento da comunidade rural com práticas de colaboração e participação das famílias, para levar informação aos pais, através das crianças, e assim criar uma ampla rede de difusão de conhecimentos relativos à Educação Ambiental.

Metas: Promover educação voltada para a responsabilidade social, que alavanque mudança de valores, aliada a uma postura cidadã e socioambiental.

Indicadores: A Promoção Social é um conjunto de atividades com enfoque educativo, que possibilita ao trabalhador, ao produtor rural e às suas famílias a aquisição de conhecimentos, o desenvolvimento de habilidades pessoais e sociais e mudanças de atitudes, favorecendo, assim, uma melhor qualidade de vida e participação na comunidade rural. A Promoção Social tem como princípios: 1. A Promoção Social tem um caráter educativo. 2. As atividades de Promoção Social deverão ser de caráter preventivo. 3. A Promoção Social é um processo democrático. 4. A Promoção Social considera o mundo em permanente processo de mudança. 5. A Promoção Social vincula-se à melhoria da qualidade de vida. 6. A Promoção Social resulta em ganhos para o trabalhador, produtor rural e suas famílias. 7. A Promoção Social contempla conteúdos relativos à saúde, segurança no trabalho e à preservação e à preservação e conservação do meio ambiente. As áreas de atuação da Promoção Social são: ? Alimentação e Nutrição ? Apoio às Comunidades Rurais ? Artesanato ? Cultura ? Educação ? Esporte e Lazer ? Saúde

Resultados: Os municípios atendidos pelo Programa Despertar recebem uma formação para que possam elaborar e executar um Plano de Ação municipal organizado em 6 eixos: 1. Gestão Democrática e Políticas Públicas 2. Currículo 3. Infraestrutura / Espaço Físico Sustentável 4. Produção Sustentável 5. Ações Ecológicas/Convívio com a natureza/ Educação Ambiental e Saúde 6. Comunicação/Visibilidade da Educação Ambiental/ Parcerias As ações previstas nos Planos de Ação dos municípios deverão ser executadas em todas as escolas atendidas. O acompanhamento da execução das ações é realizado pelo SENAR/BA através da realização de Reuniões Regionais de Núcleo e consultorias, quando necessário.

Informações Adicionais: O Programa de Desenvolvimento Regional tem como objetivo atuar de forma representativa e estratégica, com enfoque na Região Sisaleira, para desenvolvimento da agropecuária dos municípios de Conceição do Coité, Riachão do Jacuípe e Valente, através da educação profissional, promoção social, adoção de ações sustentáveis e assistência técnica das propriedades rurais, contribuindo assim para incrementos socioeconômicos e para a melhoria da qualidade de vida na população. O Programa Despertar incentiva a realização de um concurso municipal que premia professores e alunos. O concurso oferece a oportunidade de os estudantes expressarem os conhecimentos construídos durante o desenvolvimento do projeto. Por meio desse evento, será possível perceber mudanças comportamentais alcançadas a partir da reflexão sobre os temas transversais trabalhados. O Senar/BA realiza ainda o Concurso Regional nas categorias Agente Despertar, Portfólio do Coordenador Municipal e experiência Pedagógica do Professor, valorizando as melhores práticas e trabalhos desenvolvidos pelos municípios atendidos. Em 2017 foram distribuídos 90 prêmios nas categorias Portfólio do Coordenador, Experiência Pedagógica do Professor e Agente Despertar. Em 2018 foram distribuídos 35 prêmios nas categorias Portfólio do Coordenador, Experiência Pedagógica do Professor e Agente Despertar, Redação e Desenho.